sexta-feira, 1 de maio de 2015

Seminário Interno de Pesquisa UMESP

Apresentação do Grupo de Pesquisa de Gênero e Religião Mandrágora - NETMAL


O evento acontecido nos dias 24 e 25 de Março, teve como objetivo as apresentações das pesquisas d@s discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. O evento este ano, teve como foco principal as pesquisas da área  de concentração em Religião, Sociedade e Cultura, com a apresentação dos trabalhos dos grupos de pesquisa da UMESP. O grupo Mandrágora-NETMAL foi um deles, tendo sido apresentadas duas pesquisas dentre as várias desenvolvidas pel@s integrantes do GP.


Da esquerda para a direita, a pós-doutoranda Naira Pinheiro dos Santos, Sandra Duarte de Souza (Coordenadora do GP) e a mestranda Kayte Lima.


A apresentação aconteceu no dia 25, no Auditório Capa da Universidade Metodista, e a coordenadora do GP Sandra Duarte de Souza, iniciou falando dos 25 anos do GP e sua importância no debate em religião e gênero, no cenário brasileiro e internacional. Também mencionou o início do Projeto Multidisciplinar em Gênero, que está começando a ser desenvolvido na UMESP e envolve os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Comunicação e Psicologia. A professora também destacou o trabalho desenvolvido pelo GP em 2014 de monitoramento da mídia. O projeto intitulado “A mulher no noticiário brasileiro” foi realizado em parceria com a Rede Mulher, tendo sido financiado pela WACC. Após essa breve introdução do Grupo, as alunas Naira Pinheiro dos Santos e Kayte Lima, do PPG de Ciências da Religião, iniciaram a apresentação de suas pesquisas. 

Apresentação Naira Pinheiro dos Santos

Naira pesquisadora de pós-doutorado sob a supervisão da profa. Sandra e professora colaboradora da UMESP, apresentou a pesquisa intitulada “Religião e gênero nas porosidades entre o íntimo, o privado e o público: representações e relações sociais na prestação de serviços mágico-religiosos e assistenciais em ruas da região centro de São Paulo. A mestranda Kayte Lima, apresentou a pesquisa intitulada “Assistência de enfermagem a mulheres muçulmanas no Brasil”.

Apresentação Kayte Lima

Foram temas interessantíssimos que enriqueceram ainda mais o Seminário Interno de Pesquisa desse ano. Além desses temas pesquisados, o GP Mandrágora, tem outras/os participantes que pesquisam temas variados dentro do eixo gênero e religião. Agora esperamos pelas novas apresentações do próximo ano de 2016, com as/os colegas da área de Linguagens da Religião. Até lá!


Tamires S. Pereira Prazeres

Nenhum comentário: