segunda-feira, 1 de junho de 2015

Notícias do Doutorado Sanduíche




PDSE (01/03/2015 a 30/06/2015) no Uruguai junto ao Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH, sob a co-orientação do Prof. Dr. Nestor da Costa Velázquez, sendo orientado no Brasil pela Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza.

O Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH é uma organização sem fins lucrativos, com vocação pública e regional, fundada em 1957. Sua inspiração doutrinária vem da corrente Economia e Humanismo, promovida desde os anos quarenta pelo sacerdote dominicano Louis Joseph Lebret, que afirma os valores da pessoa humana, a solidariedade e o compromisso com a mudança social ao serviço do desenvolvimento. Desde sua criação, o CLAEH tem conjugado a investigação científica interdisciplinar e a intervenção social, com debates dirigidos a propor políticas públicas.

Além de disponibilizar local de trabalho a instituição oferece acesso a uma rede de bibliotecas de universidades uruguaias e a possibilidade de contato com diversos/as cientistas do nosso campo de pesquisa. Dentre outras atividades, realizamos:

a- Discussão de resultados da pesquisa de campo e do projeto com o co-orientador e no âmbito dos grupos de pesquisa Secularización y laicidade e La construcción social de la laicidad coordenados pelo Prof. Dr. Néstor da Costa;

b- Discussão com outros/as teóricos/as e pesquisadores/as da sociologia da religião, da política e gênero. Dentre outros/as pesquisadores/as indicamos o debate com: Luciana Fuques, historiadora, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República; Lorena García, historiadora, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República; Valentina Pereira, Socióloga, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Católica del Uruguay; Ivonne Calderon, historiadora, Colômbia; Cecilia Olivera, historiadora, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República; Carla Chiappara, Ciência Política, CLAEH.

c- Debate com Niki Johnson, Lilian Celiberti, Mabel Belucci e Rafael Sansenica em evento com lançamento do livro Historia de una desobediencia: aborto y feminismo (Mabel Bellucci) e La inserción del Aborto em la agenda político-pública uruguaya 1985 – 2013: um análisis desde el movimiento feminista (N. Johnson, C. Rocha e M. Schenck).

d- Pesquisa bibliográfica nas bibliotecas do Centro Latinoamericano de Economía Humana – CLAEH, cujo acervo contempla, dentre outras temáticas, a laicidade, teoria política e outras ciências sociais; da Universidad Católica del Uruguay / UCUDAL, cujo acervo contempla obras no campo da teologia, sociologia da religião, teoria política e laicidade; e daUniversidad de la República – Uruguay / UDeLar, cujo acervo contempla, dentre outras temáticas teoria política, ciências sociais, secularização e sociologia / ciências da religião e de gênero.


Emerson Roberto da Costa

Nenhum comentário: