quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

AULA PÚBLICA SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO E RESPEITO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO


26/02 – 18:00 HRS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


Oportunidade de aprender e debater sobre igualdade e respeito as diferenças

O processo das Conferências Municipais de Educação, no ano de 2015, foi particularmente difícil pelas equivocadas manifestações contra a possibilidade de inserir na formação das crianças, o respeito à diversidade humana e a igualdade entre mulheres e homens.  Em muitos municípios os grupos conservadores conseguiram impor retrocessos na política de promoção de uma  cultura que respeite a diversidade e estimule a garantia da igualdade de gênero, já consolidada no sistema educacional brasileiro.

Em São Bernardo não foi diferente. Mesmo com o posicionamento do Prefeito pelo respeito a diversidade, do empenho de movimentos sociais e do CME em fazer o debate para inserir a igualdade de gênero e a diversidade no currículo, o legislativo preferiu tirar qualquer referência à gênero ou diversidade do PME, por meio de uma emenda que foi aprovada na Câmara, mas vetada pelo Prefeito Luiz Marinho.

Visando facilitar o acesso e o debate sobre estudos e acúmulos dos movimentos sociais que lutam e constroem informações para combater todas as formas de preconceitos e desigualdades, a Secretaria de Mulheres do PT SBC promoverá – com apoio de outros setores – a AULA PÚBLICA “IGUALDADE DE GÊNERO E RESPEITO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO”.

As pessoas convidadas a ministrar a AULA, são autoridades nos temas em debate no PME. Como segue:

Professor Luiz Roberto Alves: Professor e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional da Educação

Professora Sandra Duarte Souza – Coordenadora do Mandrágora – Núcleo de Estudos de Gênero

Neon Cunha – Publicitária e transativista

Pretende-se contribuir com este evento para a desconstrução deste equívoco dos grupos mais conservadores - e atuantes em várias religiões – sobre a suposta existência de   uma “ideologia de Gênero” para promover a erotização, a iniciação sexual, a promiscuidade, entre outras coisas, para as crianças desde muito jovens.

Outro objetivo é divulgar e consolidar que o conceito sociológico de gênero,  estuda e identifica a relação de poder hierárquica em decorrência do sexo - a divisão sexual do trabalho, as desigualdades de oportunidades, as diferentes formas de violência, entre outras discriminações-,  buscando contribuir para a superação destas desigualdades.

A organização do evento é da iniciativa da SMPT SBC e conta com o apoio de diversos movimentos sociais.



Para informações, os contatos são:

Dulce Xavier – dulcelinaxavier60@gmail.com – fone 23639402

Juliana Rocha –juliana_gandra@yahoo.com.br fone 991394595

Serviço:

Aula Pública – Igualdade de Gênero e Diversidade na Educação

Local Câmara Municipal de SBCampo – Plenarinho

Dia 26/fevereiro as 18 horas

Nenhum comentário: