terça-feira, 4 de outubro de 2016

CHAMADA PARA O PRÓXIMO VOLUME DA REVISTA MANDRÁGORA!

Para o segundo semestre de 2016, além de artigos para o dossiê sob o tema Identidades e Violências de Gênero, Religião e Sexualidade, serão aceitos também artigos sob temáticas diversas na perspectiva feminista da religião.

Segue-se a chamada para o referido dossiê:


DOSSIÊ: IDENTIDADES E VIOLÊNCIA DE GÊNERO, RELIGIÃO E SEXUALIDADE
Editor do dossiê: Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo.


Em 2015 presenciamos ataques e violações aos Direitos Humanos não só no Brasil como no exterior: muitos desses episódios de violências e intolerâncias estavam relacionados diretamente a três marcadores sociais: religião, sexualidade e gênero. É patente o "avanço" na esfera político-partidária de grupos que têm procurado obstaculizar direitos de mulheres, pessoas transgêneras, pessoas homossexuais e pessoas adeptas de religiões de matriz afro-brasileira, como vimos por exemplo nas discussões sobre os Planos Municipais de Educação (PMEs) ao redor do país, quando muitos retiraram termos como "gênero", "diversidade", "sexualidade" e "identidade". É perceptível que muitos desses ataques têm diretamente a ver com as questões identitárias religiosas, de gênero e relacionadas a orientações sexuais e afetivas.


O Dossiê Identidades e Violências de Gênero, Religião e Sexualidade da Revista Mandrágora acolherá trabalhos que problematizem situações de entrave ao senso democrático e à cidadania; pensem em ações reflexivas e proficientes de tomadas de posição em relação às intolerâncias religiosas relacionadas a gênero, sexualidade e/ou orientação sexual e afetiva; reflitam acerca de aspectos teórico-metodológicos relacionados às questões de identitárias religiosas, de gênero e de sexualidade.

Mais informações no Portal da Revista Mandrágora:

Nenhum comentário: