MANDRÁGORA: compromisso com a ciência, com a pesquisa e com seu papel na sociedade.
Como um grupo de pesquisadoras e pesquisadores na área da religião, gênero e violências, entendemos ser de fundamental importância a divulgação de grandes Congressos na área da Teologia e Ciências da Religão, logo divulgar o 32o Congresso Internacional da Soter faz-se importante e pertinente ao nosso atual contexto social, político, econômico, religioso e cultural. O tema do Congresso é: "Decolonialidade e práticas emancipatórias. Novas perspectivas para a área de Ciências da Religião e Teologia".
O blog Mandrágora faz a chamada para a participação neste evento, não só como ouvintes, mas, sobretudo, que nossas(os) pesquisadoras(es)façam suas comunicações em GT's ou FT's, nas respectivas áreas de concentração dos estudos, a fim de enriquecermos o Congresso e os resultados das pesquisas realizadas ao longo dos anos.
Chamamos a atenção para o FT 10: "Gênero, religião e violências: questões contemporâneas". Esse é um FT que certamente engloba a maioria das nossas pesquisas como grupo Mandrágora/Netmal. A ementa deste FT é: Este Fórum é um espaço de debate transdisciplinar abrangendo os diversos campos da teologia, das ciências da religião, da psicologia, da pedagogia, da sociologia, da antropologia, da história e da filosofia, com a finalidade de abrir diálogo entre essas ciências e promover estudos sobre a violência e demais demandas de gênero, incluindo a diversidade sexual, na atualidade. Assim, objetiva-se com os trabalhos a serem apresentados fazer a reflexão das diversas temáticas trazidas na modernidade, entre elas, ética, política e direitos humanos. Também se buscará descobrir novas práticas emancipatórias e fontes de pesquisas nessas áreas, seja em espaços públicos, privados, religiosos ou não. Este FT propõe-se a discutir as questões ligadas a gênero e religião, abrindo novas perspectivas para a Área de Ciências da Religião e Teologia tanto no campo acadêmico como na vivência comunitária e pastoral, a partir das mais diversas áreas do conhecimento. Quer discutir questões diversas que proporcionam a pesquisa e o debate sobre diferentes aspectos ligados a gênero e religião, de acordo com a temática do congresso e do nosso eixo temático.
Para as informações completas do Congresso: inscrição, comunicação programação, basta clicar aqui.
Desejamos que todas e todos possam participar, sobretudo pelo contexto conturbado que vivemos na área da educação em humanidades e pesquisas. Será de fundamental importância nossa participação, pois nossa presença significará um ato político e uma resposta ao desmonte na Educação Brasileira. Até lá!