Quem somos

HISTÓRICO
Em 1989, um grupo de estudantes de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, cria o Núcleo de Estudos Teológicos da Mulher na América Latina – NETMAL- que, em 2004, passa a ser denominado Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora-NETMAL.
A história do Mandrágora-NETMAL se confunde com a biografia de suas integrantes.  Mulheres cuja trajetória de vida encontra-se marcada pelo objeto que se propõem a analisar: gênero e religião.  No contexto de uma pós-graduação em Ciências da Religião, essas mulheres trazem para a academia a necessidade da análise feminista, pois a desconstrução das tradições inventadas, sua desmitificação, passa, necessariamente, pela desconstrução de gênero.
A forte marca androcêntrica das religiões de um modo geral e da tradição judaico-cristã em particular coloca sobre a mesa a necessidade imperativa de desvelar as tramas das relações sociais de sexo que envolvem aquele objeto. As pesquisadoras e, atualmente, também pesquisadores, do Mandrágora-NETMAL se empenham em mostrar a transversalidade de gênero nos objetos abordados, e os resultados são reveladores. Cada um (a) a partir de sua área de conhecimento busca analisar as implicações de gênero dos sistemas simbólico-religiosos que informam as (os) fiéis e as instituições sociais de maneira geral.
A proposta do Mandrágora-NETMAL é de servir de espaço de reflexão acadêmica, interdisciplinar e estimular no contexto latino-americano o debate sobre gênero e religião como elemento fundamental no processo de desconstrução das desigualdades sociais. A categoria gênero não tem sido tomada isoladamente nas pesquisas, que trabalham conjuntamente com outras categorias como raça, etnia, classe social, aspectos geracionais e etc.
Para alcançar seus objetivos, desde 1990, o Mandrágora-NETMAL tem realizado seminários e painéis de debate sobre temáticas diretamente relacionadas com a questão da discriminação das mulheres e a participação da religião  nesse processo como co-responsável, mas também como mecanismo possível de superação dessa situação.
A percepção da riqueza das reflexões propiciadas pelos seminários, colocou um novo desafio ao grupo de pesquisa: sistematizar as discussões em uma publicação que pudesse alcançar um público ainda maior, é neste contexto que surge a Revista Mandrágora, que tem seu primeiro número publicado em 1994.
Em vinte anos de existência a Mandrágora tem sintetizado o esforço de compreensão da complexa relação entre gênero e religião, e tem abordado temas de ponta. É importante ressaltar que seu público leitor extrapola os limites da academia, cumprindo um importante papel junto a setores populares, particularmente, junto ao movimento de mulheres.

A revista foi impressa até o nº. 15 (2009), e passou a ser digital a partir do nº. 16 (2010). Os números anteriores disponíveis (13, 14, 15 e, agora, 1) são parte de um trabalho de disponibilização das revistas impressas também em versão digital, visite-nos clicando nos links da Revista Mandrágora ao lado.
Mandrágora nº 1 - Direitos Reprodutivos e Aborto
Mandrágora nº 2 - Estudos Feministas e Cristianismo
Mandrágora nº 3 - Gênero, Cultura e Religião
Mandrágora nº 4 - Direitos Reprodutivos, Religião e Ética
Mandrágora nº 5 - Religião e Homossexualidade
Mandrágora nº 6 - Ecofeminismo: Tendências e Debates
Mandrágora nº 7 - História, Gênero e Religião
Mandrágora nº 8 - Gênero, Violência e Religião
Mandrágora nº 9 - Gênero e Religião: um caleidoscópio de reflexões
Mandrágora nº 10 - Gênero, Religião e Modernidade
Mandrágora nº 11 - O Imaginário Feminino na Divindade
Mandrágora nº 12 - Gênero, Religião e Masculinidades
Mandrágora nº 13 - Gênero, Religião e Políticas Públicas
Mandrágora nº 14 - Gênero, Fundamentalismo e Religião
Mandrágora nº 15 - Gênero e Religião nas Artes
Mandrágora nº 16 - Corpo e Coloração - Reflexões na Área de Gênero e Religião
Mandrágora nº 17 - Gênero, Religião e Trabalho
Mandrágora nº 18 - Religião e Sexualidade
Mandrágora nº 19 - Gênero, Religião e Perspectivas Históricas
Mandrágora nº 20 - Homenagem a Ivone Gebara
Mandrágora nº 21 - n.1
Mandrágora nº 21 - n. 2 – Gênero, Religião e Direitos Humanos
Mandrágora nº 22 - n. 1 
Mandrágora nº 22 - n. 2 
Mandrágora nº 23 - n. 1 
Mandrágora nº 23 - n. 2 
Mandrágora nº 24 - n. 1 
Mandrágora nº 24 - n. 12
Mandrágora nº 25 - n. 2 
Mandrágora nº 25 - n. 1 
Mandrágora nº 26 - n. 1 
Mandrágora nº 26 - n. 2 - Dossiê Comemorativo – Maria José Fontelas Rosado Nunes e Mandrágora: Trajetórias de Gênero e Religião

E outros!
Este blog tem como finalidade reunir pessoas que atuam nas áreas que perfazem o território temático do nosso grupo de estudos. A partir daqui a leitora ou o leitor poderá entrar em contato com os membros do grupo de estudo, ficar atualizado sobre as nossas atividades e, se desejar, colaborar enviando textos para enriquecer os debates.
Seja bem-vindo em nossa casa virtual, o Mandrágora-NETMAL agradece sua visita!